Especialidades

Ortodontia

É a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face e dos arcos dentários. O objetivo principal do tratamento ortodôntico é corrigir o posicionamento dentário no intuito de restabelecer a saúde bucal, a estética e principalmente as funções mastigatórias e oclusais. Atualmente, com o advento de novas tecnologias empregadas nos aparelhos ortodônticos, o tempo de tratamento tende a ser mais curto. Por exemplo, os aparelhos autoligados que em grande parcela dos casos reduz o tempo de tratamento em aproximadamente 25%, quando comparado ao aparelho ortodôntico fixo convencional.

Endodontia

A Endodontia também conhecida como tratamento de canal, é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, do sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. As causas mais frequentes para o tratamento endodôntico são as cáries, fraturas, traumas, lesões endo-periodontais e necessidade protética. Sua finalidade é a manutenção do dente na cavidade bucal com saúde e função, favorecendo a qualidade de vida do paciente.

Halitose ou mau hálito

Halitose ou mau hálito é um odor exalado pelo ar expirado. É uma doença e precisa de tratamento. O mau hálito, quando provocado por agente patológico, por exemplo, bactéria, pode ser transmissível. Fatores que podem gerar mau hálito: saburra lingual, higiene deficiente, diminuição do fluxo salivar, dieta rica em lipídios e derivados do leite, alterações sistêmicas (anemia, leucemia, problemas gástricos, intestinais de origem otorrinolaringologista, diabetes ...). O tratamento consiste em eliminar o agente etiológico após a sua identificação. Eliminar os compostos sulfurados voláteis (principal agente do mau hálito). O tratamento da halitose significa melhoria na saúde bucal e prevenção de doenças. Para o paciente significa segurança para falar, sorrir e qualidade de vidaa.

Enxerto

Enxerto ósseo - pouco volume ósseo disponível, muitas vezes representa uma contra indicação relativa ou absoluta para a colocação de implantes. Os enxertos são técnicas cirúrgicas avançadas, que visam a correção desses volumes ósseos, podendo ser na espessura e/ou na altura, viabilizando a colocação de futuros implantes dentais.

Odontologia Esportiva

Odontologia Esportiva é uma área de atuação da Odontologia que se propõe a oferecer aos atletas (profissionais ou não) uma visão esportiva a fim de melhorar seu desempenho através da manutenção da saúde oral, prevenindo e/ou tratando possíveis lesões (traumas) decorrentes das atividades esportivas. Sua atuação se dá em clubes, academias, federações e confederações esportivas, trabalhando em conjunto com a medicina esportiva, fisioterapia, educação física, nutrição, fonoaudiologia, psicologia esportiva e outras áreas ligadas ao esporte. Quem pratica esporte deve ter condições físicas adequadas para competir sem riscos ou diminuição do rendimento físico. Entre outros objetivos da Odontologia Esportiva está garantir uma excelente saúde bucal ao esportista, detectando fatores prejudiciais a ele, como: respiração bucal, posicionamento inadequado dos dentes e administração de medicamentos com substâncias que possam causar doping positivo.

Implantodontia

Implantodontia consiste em instalar por processo cirúrgico muito simples e rápido, parafusos de titânio, no osso da mandíbula (inferior) ou na maxila (superior) com a finalidade de substituir as raízes dentais, possibilitando a confecção de prótese sobre estes implantes, permitindo a reabilitação estética e funcional (mastigação) com conforto, segurança e eficácia.

Prótese sobre implante

Prótese sobre implante consiste na devolução do dente, fixado sobre implante que substitui a raiz dental. Proporciona conforto e eficiência na mastigação de forma similar ao dente natural, sendo superior ao uso de prótese total (dentadura) e prótese removível.

Odontopediatria

Odontopediatria é a especialidade que se dedica a atenção da saúde bucal das crianças. Acredita-se ser uma das mais importantes especialidades da Odontologia, pois tem a função de educar as crianças e os pais para hábitos mais saudáveis, tanto de cuidados com a saúde da boca como hábitos alimentares, horários e frequência das refeições, por exemplo. Além disso, ensina o conceito da prevenção, que atualmente chamado de promoção de saúde bucal, que mostra como visitas frequentes ao dentista podem prevenir quase todos os problemas odontológicos! Este acompanhamento frequente com o odontopediatra também faz com que as crianças aprendam que ir ao dentista é legal e divertido e que se tornem jovens e adultos sem problemas odontológicos e sem medo de dentista.

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica é hoje mais uma ferramenta muito importante à disposição da Odontologia. Usada em muitas indicações e há bastante tempo na área médica, seu uso em Odontologia vem crescendo cada vez mais e com resultados muito animadores. O tempo mínimo para se fazer nova aplicação é de oito semanas, e o tempo médio do efeito da toxina é de 5 a 6 meses. Na Odontologia, a principal indicação da toxina botulínica está relacionada à diminuição da potencia de apertamento do Músculo Masseter ( principal músculo responsável pelo bruxismo e apertamento), através de simples aplicações de cada lado da face, diretamente no músculo, se consegue este efeito. Outras indicações são para controle do bruxismo, hiperatividade dos músculos da mastigação, controle de dores de cabeça ligadas às hiperatividades dos músculos da mastigação, correção de sorriso gengival, correção de assimetria do sorriso, coadjuvante em implantodontia, ortodontia, cirurgia e reabilitação oral.

Clareamento Dental

O Clareamento Dental é uma ferramenta importantíssima na Odontologia Estética.
Utilizamos o protocolo de clareamento que preconiza o uso das duas técnicas existentes: o Clareamento a Laser e com Moldeira, estas técnicas são complementares e sua associação proporciona resultados melhores e mais duradouros de clareamento. Algumas dicas são importantes durante o processo de clareamento, a principal é que o paciente evite alimentos e bebidas pigmentados nesse período.
Outra questão importante é com relação ao tempo que dura o clareamento, ou seja, quanto tempo os dentes permanecem mais claros. Esta questão está diretamente relacionada à qualidade de higienização do paciente e a quantidade de alimento pigmentados que ele ingere. Observando estes cuidados o clareamento dura em torno de um ano.

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia oral menor são cirurgias bucais realizadas em consultório sem a necessidade de internação ou de centro cirúrgico e com anestesia local. Dentre as cirurgias mais realizadas estão as de remoções de terceiros molares (dentes do siso), além de outras cirurgias orais, como as de tecidos moles, as parendodônticas, de remoção de dentes inclusos em geral, colocação de botão ortodôntico para tração de dente incluso, entre outras.

Restaurações Estéticas

Restaurações estéticas - grande parte das reconstruções das estruturas dentais é realizada por restaurações diretas, ou seja, realizadas diretamente no dente. Para isso temos, hoje em dia, resinas compostas de última geração que nos proporcionam um ótimo resultado em função, durabilidade e estética.
Por falar em estética, este é um capítulo a parte dentre as restaurações. Hoje conseguimos uma estética excelente para restaurações de dentes anteriores, o que proporciona um alto grau de satisfação do paciente. Estas restaurações fazem parte de um tratamento e um cuidado com toda a estética do sorriso. Combinados a elas podemos realizar clareamento dental, remodelação gengival, fechamento de diastemas (espaços entre os dentes), facetas de porcelana, lentes de contato entre outros.

Periodontia

Periodontia é a especialidade da odontologia que diagnostica e trata das doenças da gengiva e do sistema de sustentação dos dentes.
Quase 80% da população mundial têm de alguma forma, doença periodontal. Estas doenças, muitas vezes indolor, podem passar despercebidas por muitos anos. Caso não seja diagnosticada e tratada precocemente a doença gengival pode se propagar, destruir ossos e tecidos que circundam os dentes, resultando na mobilidade e perda

Bruxismo

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertamento dos dentes no sono. Essa pressão constante pode provocar desgastes e amolecimento dos dentes e, nos casos mais graves, ocorrer problemas na estrutura óssea, na gengiva e na articulação mandibular (ATM).
Essa disfunção está ligada, possivelmente, a fatores genéticos, situação de stress, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. Embora a maioria da vezes não se atinja as causas, é importante o tratamento para prevenir e/ou evitar danos no sistema mastigatório.

Sedação Medicamentosa

Sedação medicamentosa é uma técnica que permite a diminuição do nível de consciência do paciente, não afetando sua habilidade de respirar, responder a estímulos físicos ou a comando verbais.
Na sedação venosa o médico anestesiologista aplica uma medicação e com isso o paciente dorme, não vivenciando o tratamento odontológico realizado. Com isso, todo ou quase todo o tratamento pode ser realizado em uma única consulta, com o paciente retornando para casa no mesmo dia.
Esse procedimento é realizado por médico anestesiologista, que permanece na sala durante todo o tratamento monitorando funções vitais.

Fique por dentro - Assine nossa newsletter e recebe todas as novidades.